Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Socorrooooooooo.....


Gente nosso mundo já não e mais o mesmo, com tanta poluição nas águas, no ar, na terra. Com tanta poluição assim agente não  vivemos  mas 20 anos,  temos que nos conscientizar que se nos continuarmos assim que mundo iremos deixar para nossos filho, netos, bisnetos? E já parou para pensar,  aposto que não! Pois e hora de acordar para a realidade estamos no século XXI e podemos ver todos os desastre que estão acontecendo, o MUNDO pede ‘’SOCORRO “para todos que possam ajudá-lo ele não aguenta muito tempo, seu coração esta muito doente, suas veias estão entupidas , e seu pulmão carregado de fumaça (coração=terra; veias= rios; plumão=o ar).
O que podemos fazer para ajudá-lo? Isso e muito fácil aqui vai algumas receitas de remédio caseiro que pode dar certo.
1° usar sacolas recicláveis
2° separar seus lixos domestico  com, uma sacola para lixo orgânico , plástico, papel, vidro...
3° não jogar lixos em rios, lagos ou mesma na beira da praia sempre lembre-se de levar um sacola para colocá-lo  para não deixar o lixo espalhado.
4° não queimar os lixos no fundo do quintal e nem colocar fogo de propósito em uma mata seca.
5°usar combustíveis  biodiesel
(...)
Com essas simples receita eu posso afirmar que se todos nos iremos ajudar o nosso querido mundo  desta grande doença que e a poluição...
Comece hoje mesmo esta receita que aposto que o mundo vai te retribuir muito brevemente  te dando muitas alegrias ainda!!!!!!!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Poluição da àgua

A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

Falta de água

Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.

Causas da poluição das águas do planeta

As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro.

Problemas gerados pela poluição das águas

Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.

Soluções

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.

Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais. 





sábado, 12 de março de 2011

Ciclo da àgua

A dinâmica do ciclo da água.

A água é um bem comum a todas as pessoas e indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre. As águas contidas no planeta constituíam a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, além da atmosfera.

Dessa forma podemos encontrar a água em três estados físicos, sendo líquido, gasoso e sólido. O conjunto das águas contidas no planeta desenvolvem uma interdependência entre as mesmas, isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento que configura como uma dinâmica hidrológica. Em outras palavras, a água que hoje está em um lençol freático logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.

O processo que dá origem ao ciclo da água ocorre em todos os estados físicos, para conceber esse fenômeno é preciso que outro elemento provoque, nesse caso, é motivada pela energia da irradiação solar.

Diante de toda precisão desse processo dinâmico, fica evidente que caso haja um desmembramento ou interrompimento, uma incalculável mudança ocorrerá, comprometendo a configuração das paisagens e colocando em risco diversos tipos de vida no planeta. Um exemplo claro de desequilibro ligado ao ciclo natural das águas é o fenômeno do aquecimento global, que ocasiona o derretimento das calotas polares e, consequentemente, provoca a elevação dos níveis dos oceanos que podem submergir ilhas e áreas costeiras de muitos países, tirando pessoas e animais dessas áreas.


CICLO DA ÁGUA

1- A água dos lagos, rios e mares está no estado líqüido.

2 - O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.

3 - Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua.

sábado, 5 de março de 2011

Reciclagem...

símbolo da reciclagem 
Você sabe qual e este símbolo? 
E o símbolo Internacional da reciclagem.
       O processo de reciclagem,  além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
       Em todo mundo em alguem supermercados ja existem sacolas de pano ou papel reciclavem :
reciclagem de papel Sacolas feitas com papel reciclável
varias pessoas ja fazem o uso dessas sacolas "Prabêns" para todas que ja a utilizam, pois todos sabem que as sacolinhas tradicionais  demoram muito mas a se desfazer quando e joganda de forma errada no meio ambiente.

A varias coisas que possamos reciclar vejamos:
      
símbolos da reciclagem - papel plástico metal  vidro 
não so esso plático, metal, vidro, e papel tambêm podemos reciclar nos lixos orgânicos que  é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.

Como podemos observar, o homem cada dia mais esta se preocupando como o futoro de nosso planeta é em brave  poderemos ter,  um mundo mais limpo e mais desenvolvido. E se Deus nos permitir conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Preste bem atenção nos itens abaixo que em sua casa possa reciclar:
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado. 
Agora você já pode começar a reciclar dentro de sua casa faça sua parte. Que o meio ambiente agradece!!!
Ecologia
Você sabe o que e "Ecologia"?
 E seu conseito em ?
vamos saber:

Ecologia: estudo dos seres vivos e o meio ambiente

Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo.

A Ecologia também se encarrega de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.

Esta ciência é de extrema importância, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. Numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância.

Através das informações geradas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
Você sabia?
- Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.



Logo iremos ver aqui mesmo sobre a reciclagem! Aguardem...